Os blogs são espaços onde tudo pode ser dito e publicado. É uma página da web criada por uma determinada pessoa chamada de blogueiro(a), que atualiza a página com frequência. As atualizações podem ser feitas diariamente, semanalmente e mensalmente. Essa atualizações são chamadas de POSTS (postagem).
O conteúdo e tema dos blogs abrange uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.Vários blogs são pessoais, exprimem ideias ou sentimentos do autor. Outros são resultado da colaboração de um grupo de pessoas que se reúnem para atualizar um mesmo blog. Alguns blogs são voltados para diversão, outros para trabalho e há até mesmo os que misturam tudo.Os blogs também são uma excelente forma de comunicação entre uma família, amigos, grupo de trabalho, ou até mesmo empresas. Ele permite que grupos se comuniquem de forma mais simples e organizada do que através do e-mail ou grupos de discussão.
Uma das principais caraccteristicas do blog são os pequenos textos. Como recurso de aprendizagem, o blog ainda é novidade, mas a linguagem é bem conhecida dos adolescentes, que o utilizam para publicar páginas pessoais, como os tradicionais diários. "É uma maneira diferente de divulgar projetos ou concluí-los, com a vantagem de permitir a interatividade", afirma Rosália Lacerda, coordenadora do Projeto Amora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Educação, por exemplo, pode abrir novos canais de comunicação entre alunos e professor, incentivando, com isso, o convívio e a aprendizagem das tecnologias envolvidas. Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Fazendo blogs cria-se o hábito de registro e se divulgam boas iniciativas. São ótimas estratégias para dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade.
Os blogs apareceram no final dos anos 90 e hoje em dia, acredita-se, já existe um milhão de blogueiros (escreventes de blogs) espalhados pelo mundo. Aliás, essa é uma das características dos blogs – muitos não têm nem a identificação de onde são. A idéia é trocar informações e divulgar opinião e sentimentos, não importando muito quem ou de onde é o autor. Forma-se aí uma grande rede social de divulgação de saberes.