segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Mídia Alternativa

Novos elementos da Mídia Alternativa

As mídias alternativas são todas aquelas que não caracterizadas dentro dos padrões das mídias tradicionais ( jornal, revista, televisão, rádio e outdoor). A informação é um elemento essencial a vida moderna. Os elementos da mídia alternativa democratizam a produção da mídia, tendo em vista a disparidade social, econômica e cultural da população.
Existe no Brasil o Centro de Mídia Independente ( CMI) que possui aproximadamente 400 voluntários trabalhando com o objetivo de ajudar na produção independente da mídia. Os projetos são muitos. No impresso são produzidos os jornais postes, que levam a noticia para quem não tem internet. Também faz parte do projeto um jornal periódico chamado "Ação Direta" que leva análises mais aprofundadas sobre temas para um público mais amplo.
Uma grande vantagem das mídias independentes é por não serem controladas por grandes grupos de comunicação, sendo assim não possuem caracteristicas ideologicas das mídias corporativas.
A mídia independente surgio no periodo da ditadura militar com grupos que vendiam obras com temas desde a ecologia ao direito de fazer poesia marginal. As publicações eram vendidas de mão em mão ou por intermédios das bancas de jornais. O PASQUIN foi um dos importantes meios independentes, um jornal que mostrava sua indignação sobre a falta de algo que é fundamental na vida de todos: a liberdade.
Os jornais caracterizados pela liberdade de expressão possuem o editorial e algumas poucas seções para expressar a opinião do jornalista, que na verdade pouco importa, porque o que realmente é divulgado é a opinião da empresa. As mídias alternativas podem ser uma alternativa de dar a voz aos profissionais sufocados pelos interesses econômicos e políticos.













Um comentário:

Eduardo Freire disse...

Você tem que melhorar todos os seus títulos, colocar no formato mais adequdo para a web.