segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Jornalismo Cidadão







Animais em apartamentos: Uma questão de bom senso?

Eles são fofinhos, engraçados e considerados o melhor amigo do homem! Mas como se da à relação dos animais de estimação em condomínios? Ou como será sentar-se nas cadeiras da área social do seu ap com xixi de um bichinho? Na verdade nada agradável.



É o que a Sr. Socorro Aquino que mora a mais de 8 anos no condomínio e a 4 tem que conviver com o xixi do gatinho da vizinha nas cadeiras da sua sala de jantar diz. Para ela apesar do xixi ser bastante incomodo o que a deixa chateada é o fato do gato possuir o habito de dormir em cima dos carros, uma vez que sua vizinha o cria solto.
A dona do gato, Rufina Soares, por outro lado diz que o Pierre não faz mal a ninguém. No entanto não é o que diz outro condômino. "Fui atacado por esse bichinho tão inofensivo, mas ainda fui ofendido. A Rufina disse que eu era louco e que o gato só reagiu aos meus mau tratos. " Foi o que disse Luiz Carlos atacado pelo bichano. Na verdade o gato foi em cima da minha filha de dois anos, eu só a defendi. Complementa o condômino insatisfeito com o gato solto pelos corredores do AP.
O sindico nos disse que apesar do bom relacionamento entre os condôminos a justiça será a próxima tentativa, uma vez que já foram tentados vários acordos amigáveis.
É sabido que não existe uma legislação especifica sobre animais em condomínios, no entanto é necessário que animais criados em apartamentos sejam educados para evitar conflitos com vizinhos. Sobre essa questão da educação surge uma questão bem discutível: Até que ponto o
bom senso dos proprietários dos bichinhos podem ser um elemento para influenciar a criação de animais em condomínios?
Para ter um bicho de estimação, é preciso saber primeiro quais são as necessidades da espécie escolhida. Os cães, por exemplo, possuem regras básicas para se conviver com eles.Regra 1: Cães precisam de ESPAÇO, pois necessitam se exercitar, gastar energia e, originalmente, são animais andarilhos.

Regra 2: Cães precisam de COMPANHIA, porque a espécie vive em matilha e cachorros são sociáveis, não gostam de ficar sozinhos muito tempo.

Para a medica veterinária Silvia C. Parisi Um apartamento não é o melhor lugar para criar um cão, mas ele pode se adaptar caso lhe forem oferecidas condições para o seu bem-estar. E para isso, também há regras:

Regra 1: Escolha raças pequenas ou médias. As mais adaptadas são: poodle, yorkshire, maltês, fox terrier, shnauzer, pinscher, dachshund, etc..

Regra 2: Mesmo que seu cão tenha livre acesso ao apartamento, ele precisa passear e se exercitar. Leve-o para a rua 3 vezes ao dia, por 30 minutos, no mínimo. Cansado seu cão ficará mais tranqüilo.


Regra 3: Ofereça a ele brinquedos ou ossos de couro para roer. Isso evita o 'tédio' e problemas comportamentais, além de diminuir a chance dele roer os móveis da casa ou desenvolver dermatites psicogenéticas, como lamber as patas incessantemente por falta do que fazer.


Regra 4: Ter companhia não significa deixar o cão aos cuidados de uma pessoa que sequer olha para ele. O cão quer atenção e gosta de brincar. Tire um tempo para brincar com seu cão diariamente.


Regra 5: Não deixe o cachorro sozinho o dia todo. Ele pode e deve ficar algumas horas sozinho, desde filhote, para se acostumar com a ausência do dono e para não se tornar um cão dependente. Mas ele não deve ficar isolado o dia todo.
Regra 6: Se houver um parque ou praça perto de sua casa, leve seu cão para passear por lá. O contato com plantas e outros cães fará bem ao seu animal. Você não tem amigos? Seu cão também gosta de fazer amizades!

Regra 7: Não esqueça que você tem vizinhos! E eles não têm a obrigação de ouvir seu cão latir o tempo todo. Há muitas maneiras de tratar o cão que late compulsivamente. Muitos cachorros que latem em excesso estão infelizes, pois os donos não seguem as regras anteriores.





Um comentário:

Eduardo Freire disse...

Corrija os erros de ortografia e concordância. Altere os títulos, não fica bem escrevê-los em maiúsculas, fica cansativa a leitura. O texto está bom, mas precisa destas correções.